É muito difícil não ficar longamente a olhar para os olhos desta criança.
São ao mesmo tempo hipnotizantes e inquietantes. O objectivo é mesmo esse, especialmente o segundo.Há a crença nos países do sul asiático que as crianças são mais susceptíveis a azares, a doenças e acidentes.
Para as proteger, os seus olhos são pintados de um negro profundo, dando a sensação de serem maiores e mais penetrantes, afastando assim os maus olhados delas.
Foi esse fascínio, a perturbação que senti, quando a mãe, ao mesmo tempo pousando o braço protector sobre o filho, me deixou fotografá-lo. Mesmo autorizado mal me recordo de o fotografar. Os meus olhos estavam mais focados nos seus do quem em outra coisa qualquer. Composição, luz, fundo, parâmetros, etc..., etc...
Só tive a certeza que a fotografia tinha ficado bem quando a vi no computador já em casa.
Ao longo da minha viagem pela Índia fui encontrando frequentemente crianças assim.
Muitas tinham olhos também pintados, outras tinham só o “risquinho” negro, o famoso eyeliner, a fazer o contorno do olho.
Mas da forma como esta criança estava em Nova Deli, junto a um templo Sikh (Gurudwara), não voltei a ver.
No entanto esta prática tem verdadeiramente um lado negro. A tinta usada chama-se kajal e contém na sua composição chumbo. O envenenamento por este metal pesado, se usado prolongadamente e intensivamente, é um risco real devido à absorção do mesmo pela pele e pela mucosa do próprio olho.

Comentários
Enviar um comentário