Crónicas da Turquia - Turquia (história, geografia e factos)





A Turquia é um país euroasiático com população estimada em cerca de 71 milhões de habitantes e faz fronteira com oito países. Dois europeus e 6 asiáticos.
Do lado europeu (Trácia) faz fronteira com a Bulgária e com a Grécia, do lado asiático (Anatólia) tem fronteiras com a Geórgia, Arménia, Irão, Síria, Azerbeijão e Iraque.
É banhada pelo Mar Negro, pelo Egeu, Mar de Mármara e pelo Mediterrâneo.
A sua moeda é a Lira Turca, tem por capital a cidade de Ankara e cerca de 99% da sua população é muçulmana.

A bandeira turca é uma lua crescente com uma estrela de 5 pontas sobre um fundo vermelho na proporção 2:3 e terá sido definitivamente estabelecida em 1844. É uma simbologia muito típica do Islão.
As origens desta bandeira são um pouco enevoadas, mas crê-se que terá vindo evoluir ao longo do tempo a partir das bandeiras do império otomano que já apresentavam uma simbologia próxima da actual.

Existem lendas locais afirmando que o fundo vermelho representa uma poça de sangue derramada por guerreiros turcos com a lua e uma estrela nela reflectida.
De acordo com a tradição turca o vermelho representa hegemonia e o branco representa a pureza e a justiça.

De facto existem moedas com cerca de 1500 anos cunhadas pelos Göktürk, uma população pré islâmica que existiu na Ásia Central em que se pode reconhecer uma boa parte da simbologia actual, nomeadamente a lua crescente.


Mustafa Kemal Pasha foi o seu primeiro presidente da república, resultado do movimento nacionalista do qual era o líder e que levaria à independência da Turquia.
Foi declarada oficialmente como República da Turquia a 29 de Outubro de 1923, pouco tempo depois da queda do Império Otomano.
Seria reconhecido como Atatürk, ou seja, o "pai dos turcos". Ainda hoje é uma figura referência e idolatrada para os turcos.
A sua maior cidade é Istambul com mais de 12 milhões e meio de habitantes sendo considerada como a quinta maior cidade do mundo.


Comentários