Namíbia - encher os olhos


Os vastos cenários da Namíbia
Fish River Canyon e Sossusvlei



Não sendo o primeiro país que visitei quando em Agosto de 2009 fiz um pequeno périplo pela África Austral, começando na África do Sul e terminando no Zimbabwe, a Namíbia foi no entanto o país que mais ficaria na memória.

Vindo da África do Sul, a viagem na Namíbia começou com algo de improvável e de inesperado, no que é um dos países mais áridos de África: duas horas de chuva e vento.
Bem ao contrário do que se passava na fronteira, onde (muito previsíveis) problemas burocráticos com o camião overland em que eu ia atrasaram em várias horas a entrada neste país.

Namíbia é um país de superlativos, é um país de espaços abertos e cenários vastos. É um país que se vive, que se sente e que se experimenta, mas só com os sentidos, porque as palavras são curtas e minúsculas para tão belos e vastos cenários.
Está praticamente intocado pelo homem, como se este fosse demasiado pequeno e se contentasse apenas com pequenas porções de território.

É com o Fish River Canyon, que se dá o primeiro contacto com a vastidão cénica.
Com 160 km de comprido, 27 km de largura e aproximadamente 550 metros de profundidade, é o segundo maior do mundo, apenas suplantado pelo Grande Canyon no Estados Unidos e o mais velho do mundo (2600 milhões de anos). Preenche todo o horizonte que os nossos olhos conseguem percepcionar.




Mas a minha alma ansiava pela próxima paragem, um lugar que desde há muito tempo preenche o meu imaginário: o Deserto do Namibe.
De novo as dimensões impressionam. São mais de 2000 km de extensão ao longo da costa atlântica, contendo em si as dunas mais altas do planeta, o deserto do Namibe, impõe-se pela sua beleza, e aparente falta de vida.

Sossusvlei fica na entrada do Parque Nacional Naukluft, a maior área de conservação de África com cerca de 48000 km² onde se encontra o deserto do Namibe.
É aqui que o deserto deslumbra e é aqui que ele nos revelará as suas mais belas paisagens e segredos.

À sua chegada tenho um aperitivo. Um prenúncio, do que me esperaria no dia seguinte.
Uma pequena caminhada de cerca de hora e meio pelo leito do "pequeno" desfiladeiro Sesriem Canyon mesmo no finalizar do dia.
No final deste percurso, a saída deste desfiladeiro proporcionaria uma visão tremenda de uma paisagem pintada de um vermelho que não existe, por um sol cansado já a recolher-se no horizonte.





Comentários