Namibia, Namibe - Sossusvlei e a Duna 45


Uma dessas surpresas é a Duna 45.
A Duna 45 deve o seu nome ao facto de distar 45 km de Sesriem Canyon. Tem cerca de 150 a 170m de altura e estima-se que a areia que a constitui tenha cerca de 5 milhões de anos.




O nascer do sol no topo desta duna é uma experiência para a vida, de antologia.
Exige um levantar bem cedo, apenas com uma ligeira faixa de luz no horizonte ainda enegrecido pela noite, algum tempo de condução e depois uma subida de aproximadamente 150 m pela areia macia da aresta da Duna 45, com a promessa de uma dádiva solar. Por companhia, temos o forte vento que nos fustiga e que faz levantar nuvens baixas de areia que afogam os pés. Quase meia-hora depois chegava ao topo da duna. Sento-me na aresta de areia. Meia-dúzia de pessoas já lá estavam, mas muitas outras ainda chegariam nos minutos seguintes.
A areia batida pelo vento picava o rosto sem piedade. Mesmo com botas, a areia fazia almofadas desconfortáveis debaixo dos meus pés.

Entretanto, tal como um intermezzo numa ópera, a aurora, aquela faixa de luz, vai-se levantando, vai-se erguendo aos poucos e poucos, aumentando o seu fulgor. preparando-nos para o acto principal deste espectáculo único. Apenas mais alguns minutos.
De repente e assombrosamente depressa a promessa cumpre-se. O Sol faz a sua aparição, apanhando algumas pessoas distraídas a olhar para trás ou para os lados. As dunas mudam de cores segundo a segundo. Do vermelho mortiço e monótono ao fulgor irreal dos dourados é apenas um piscar de olhos. Tudo termina com as dunas a adquirirem um tom avermelhado escuro devido ao óxido de ferro que a areia contém.
É uma dádiva eterna que o sol oferece aos nossos olhos, à alma e à memória.




Estamos diferentes e as nossas memórias também. A beleza daqueles fugazes instantes do nascer do sol marcaram-nos indelevelmente. A Duna 45 e a Namíbia fazem agora parte de nós.

No entanto, o deserto do Namibe ainda teria uma outra surpresa para ser desvendada, um outro deslumbre bem escondido para ser descoberto: Deadvlei.


Comentários