next stop - Transiberiano (Rússia, Mongólia, China)

A viagem é mítica. Acredito que será a mãe de todas as minhas viagens
O transiberiano é umas das mais clássicas viagens de comboio e não só, que se podem fazer à face do planeta. Uma extensa linha ferroviária que serpenteia por três países e que une as suas respectivas capitais.
É uma daquelas viagens que nos atrai e fascina mas que não acreditamos que seja possível um dia fazê-la.

No ano passado em Outubro dei por mim a pensar que talvez a pudesse fazer.
Por força das circunstâncias tal não foi possível. Pensei: "talvez para o ano".

E foi. Amanhã vou concretizá-la. É uma viagem imensa caracterizada pela imensidão.
Vão ser cerca de três semanas para percorrer uma longa linha ferroviária serpenteante com cerca de 8000 kms, que une três países e as suas capitais.




De Moscovo parte-se em direcção à gigantesca sibéria até Irkutsk e ao lago Baikal. Depois cruza-se a fronteira para a Mongólia onde se experimenta a vastidão árida do deserto de Gobi até à capital mongol Ulaanbaatar.
Da capital mongol por sua vez parte-se para a China atravessando as montanhas do norte deste país em direcção a uma das maiores cidades, mais caóticas e mais poluídas do mundo: Pequim.

Durante estas três semanas cruzarei e verei taiga, estepes, planícies, montanhas, lagos e belos céus estrelados. As paisagens encherão os meus olhos de poesia e alimentarão a minha alma de serenidade.
Às vilas e cidades remotas serão contrapostas as grandes metrópoles com tudo o que elas implicam. Trânsito, poluição, ruído e gente. Muita gente. Mas também nelas poderei ver arte, engenho, culturas e modos de vida bem diferentes dos meus.

O transiberiano na rota transmongol está à minha espera. Não será a mais confortáveis das viagens. Mas para isso não sairia de casa, do meu sofá, não largaria os vários telecomandos e não abdicaria dos banhos diários de água quente e temperatura controlada.
Assim sinto o cheiro da descoberta, a adrenalina da aventura e a excitação de mais uma viagem prestes a iniciar-se a inundar-me.
O passaporte, a máquina fotográfica e a mochila estão prontos. O espírito, esse, nasceu pronto.










Comentários

  1. Boa viagem Pedro!
    Fico á espera dos relatos, fotos e... inspiração!
    Abraço
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Força Pedro! Dá-lhe nos carris! Dá-lhe no espírito! Dá-lhe na vontade, no esforço e no acreditar! Não deixes é de dar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário