next stop - Irão

De todos a quem fui dizendo para estava planear, o Irão foi o que reacções mais consensuais teve: olhos abertos e longas pausas.
A Guerra do Golfo, a questão da bomba nuclear e estado islâmico saltam das bocas como gotas de água de quem chapinha numa poça.

Os seus vizinhos também não ajudam à festa. Alguns dos "ões" mais mal afamados do planeta estão situam-se aqui.
Justamente para uns, injustamente para outros, a carga fatídica dos "ões" cai sobre todos eles: Afeganistão, Paquistão, Turquemenistão e Azerbaijão.
Se pusermos de lado a Turquia e a Arménia, vamos encontrar outros dois países cujas fronteiras com o Irão contribuem fortemente para o negativismo da zona, o Iraque e o Kuwait.

Se a questão do nuclear ficou resolvida há alguns meses com o acordo entre o Irão e os Estados Unidos e com ele muda a percepção como é visto o Irão, sobra e de que maneira, o problema dessa coisa que se auto-proclama "estado islâmico".
Uma parte do Iraque está sob controlo do "estado islâmico". Este é um problema que o Irão tem às suas portas e mais tarde ou mais cedo desempenhará uma dos papeis mais importantes no combate a este grupo terrorista.

- Vais para lá??
- E tencionas voltar de lá??
- Não tens medo??
- Não tens outros países para onde ir??

Às duas primeiras respondo declaradamente que sim, porque o contrário é absurdo.
O Irão é considerado, um dos países mais seguros e hospitaleiros do mundo.
A quarta também dou um peremptório "Claro que sim, mas não este ano."
Não vale a pena visitar um país se se tiver medo de ir para lá. Não se usufrui daquilo que o país tem para oferecer. Naturalmente digo não. Não tenho medo e também não há motivos para o ter.

- O que há lá para ver?

História, muita história.
O Irão é um dos berços dos impérios mais importantes e marcantes do planeta: o persa.
Um império que nasceu por volta de 450 aC e se estendeu até cerca de 330 aC.
A duração foi curta, mas o seu impacto foi enorme.
Ele estendeu-se pelo Irão, Iraque, Líbano, Líbia, Grécia, Afeganistão, Jordânia, Israel, Egipto, Turquia, Kuwait, Palestina, Geórgia, Chipre, Cazaquistão, Turcomenistão, Azerbaijão e Paquistão.

Para além de Teerão, a capital, as cidades não são excessivamente cosmopolitas. São acolhedoras, ricas em tradição e em cores.
Sem falar da fantástica arquitectura árabe, da música, da elegância das mesquitas e simplicidade dos seus interiores.

Motivos para visitar o Irão??
Com a história de um império influente, cultura multi-milenar, uma religião bem mais antiga que o cristianismo e o Islão - o Zoroastrismo - arquitectura, paisagens e hospitalidade só pode ser... todos!





Comentários