série "Rostos do Meu Rosto" - XIII

O rosto é um dos mais poderosos meios que usamos para comunicar estados sociais e emocionais: tudo desde o que apreciamos, a surpresa, empatia e a curiosidade.

Rana el Kaliouby


Para além do terror que viveram no período dos Khmer Vermelhos de Pol Pol, duas coisas vêm de imediato à memória quando penso nos cambojanos: o seu sorriso terno e simpático e o krama.
O lenço que é símbolo, usado há centenas de anos, de uma identidade de um povo e que o usa de uma forma única. Na verdade usa-o de variadíssimas formas, na cabeça, sob os ombros, ao pescoço, como um cinto, uma cama para um bebé ou para transportar algo.
Tipicamente feito de algodão, é axadrezado com cores azuis, vermelhas ou brancas. Castanhos e outras cores não invulgares.

Quando vi esta senhora, sentada num murete do templo Baphuon, a vontade de a fotografar foi tremenda. Tinha na mão uma pequena caixa de madeira de forma quadrada onde estavam snacks que vendia. O seu rosto estava tisnado pelo sol, olhos suaves e gentis, sorriso doce, algo entristecido.
Inicialmente não queria ser fotografada mas depois acedeu. No fim sem convicção, como quem atira barro à parede para ver pega, pediu-me dinheiro. Não lho dei, mas ficou com as minhas barras de cereais que tinha para o dia. Indirectamente dei-lhe dinheiro. Tenho a certeza que as barras se juntaram ao que estava na sua caixa de madeira.

É a segunda fotografia desta série.


Udaipur, Índia


Angkor Thom, Siem Riep, Camboja


Templo do Céu, Pequim, China


Great Sand Sea Desert, Egipto


Nairobi, Quénia



Comentários


  1. O que eu vejo em cada um deles:


    "Ternura no olhar
    Luz no sorriso
    Eis apenas o que é preciso
    Se queres me conquistar. (...)" , Pimentel, Walter Pereira - CONQUISTA-ME


    ... e conquistaram-me!

    As tuas fotos são fantásticas. Têm vida!

    Maravilhosas! : )

    ResponderEliminar
  2. As barras de cereais valeram-te uma foto linda!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário