next stop - Sudão

Não raras vezes quando me perguntam porque vou a determinado país, respondo: "Porque ninguém vai lá". E se há países onde esta afirmação é verdadeira, o Sudão é um deles. É um dos países menos visitados do mundo
Portanto quando digo que nos próximos dias vou viajar pelo Sudão, tenho sempre dificuldade em explicar porquê. Não porque seja dificil encontrar (bons) motivos para lá ir, mas porque é difícil as pessoas reconhecerem e acreditarem nesses mesmos motivos.

Um país cénico com montanhas e desertos, rico em história, com uma cultura faraónica partilhada com os egipcios. Os núbios, antigos habitantes  da região compreendida entre o sul do Egipto e o norte do Sudão, reinaram o Egipto durante quase um século - a vigésima quinta dinastia egípicia.
Tem mais pirâmides que o próprio Egipto, é possuidor de vários locais arqueológicos classificados como património mundial da Unesco, sendo que é um dos países mais seguros de África.
É conhecido por ser terra de gente hospitaleira e um dos onze países por onde o deserto do Saara se espreguiça e toca com os seus belos, mas fortemente áridos, dedos.

Mas o que ressoa nos ouvidos das pessoas é a parte negativa da sua história recente: um país com uma das mais altas taxas de pobreza do mundo, um país onde o espectro da fome paira constantemente sob a sua população, onde aconteceu o genocídio do Darfur do início dos anos 2000, duas prolongadas guerras civis que causaram a morte a largos milhares de sudaneses, a imposição da sharia e a cisão que ocorreu em 2011 com a criação e independência do Sudão do Sul.

De facto não é muito fácil justificar uma viagem ao Sudão, por isso continuo a responder que vou lá porque ninguém vai lá. No entanto, visitar um país fora da caixa, não massificado pelo turismo e saber que com a minha presença estou a ajudar as comunidades locais, é o que de melhor pode acontecer a quem gosta de viajar. Ouro sobre azul.








Comentários

  1. Que a tua visita supere as tuas expectativas e te brinde com momentos maravilhosos e inesquecíveis. 😊

    ResponderEliminar

Enviar um comentário