série "Rostos do meu Rosto" - XIV

O rosto é mais honesto do que alguma vez a boca será

Daphne Orebaugh


Não me recordo do seu nome, por isso vou chamar-lhe Joana. O que até pode corresponder à verdade porque este nome baila-me na cabeça cada vez que olho para a fotografia dela.

Mamma Joana era a matriarca da casa que me tinha acolhido nos dois dias que passei na ilha Amantani, em pleno lago Titicaca, no Peru.
No último dia, quando me despedia de Adolfo e Matilde, os donos da casa onde tinha pernoitado, Mamma Joana foi buscar o melhor vestido tradicional, feita e bordada à mão, igual ao das restantes mulheres da ilha e vestiu-a. Talvez faça sempre que alguém passe por lá, talvez não. Não sei. De qualquer maneira adorei que tivesse feito isto para mim, senti-me especial por isso. Estava muito bonita e o branco da camisa era quase imaculado. Não lhe pedir uma fotografia seria quase uma irresponsabilidade.
Quando lhe a pedi, acedeu de imediato com um sincero meneio de cabeça e afastou-se uns metros para que eu a pudesse tirar. Clic.


ilha Amantani, Peru


Gondar, Etiópia


Dambulla, Sri Lanka


Yazd, Irão


Varanasi, Índia




Comentários