Ano 10 (yeahhhh!!)

Hoje o Carimba o Passaporte completa dez anos de existência. DEZ anos! Incrível!
Inicialmente estava incorporado na Esteira de Letras. Depois rapidamente percebi que tinha uma personalidade própria e que não fazia sentido que o tema viagens e mundanices coexistissem em simultâneo.

Num impulso, reuno e retiro à Esteira os textos já publicados sobre viagens e com eles crio o blog Carimba o Passaporte. O texto de apresentação foi este.
Numa entrevista dada à ABVP, (Associação de Bloggers de Viagem de Portugueses) à qual este blog pertence, uma das perguntas feitas foi: porquê este nome? É uma pergunta recorrente. Nela, explico desta forma:

Por muito digamos o contrário, o orgulho de quem viaja reflecte-se num passaporte bem recheado de carimbos. Mesmo quando viajamos por um país onde esse carimbo já deixou de ser necessário, nós projectamo-lo nesse documento tão especial para nós. O passaporte é como o peito de um orgulhoso militar pejado de medalhas de bravura.
Cada carimbo é um pedacinho de memória que orgulhosamente gostamos de ver, rever e mostrar. Representam fronteiras que se abriram perante nós, conquistas pessoais.
Carimba o Passaporte representa esse acto oficial que tanto gostamos e ansiamos por ver.


Nestes dez anos, o Passaporte não se tornou um blog de grandes audiências ou de divulgação massificada nas redes sociais. Tornou-se naquilo que nasceu para ser: algo pessoal, um prazer também pessoal, um espaço para as minhas memórias, por vezes um espaço que dá lugar a reflexões, porque viajar também é reflectir.

Este décimo ano de existência trará algumas histórias e vivências que me marcaram, algumas delas relatadas ao longo destes dez anos, outras serão novas.
Quando viajo gosto de fotografar sempre que possível três temas: Rostos, Portas & Janelas e o que denomino Entre-Sóis que representam aqueles momentos mágicos entre um pôr-do-sol e um nascer do sol, entre o crepúsculo e a aurora.
Se o tema Rostos, já há algum tempo que ganhou uma série em nome próprio - Rostos do meu Rosto - os outros temas têm ficada na gaveta. Este ano será o ano dos restantes temas aparecerem. Individualizados ou numa série própria. 
Mostrarei também quais são as minhas 10 maravilhas do mundo, moderno ou não.

Dez anos naturalmente será também um ano de balanços.
Podemos começar pelos dez países que mais viajaram pelo Carimba o Passaporte ao longo deste decénio:
  1. Estados Unidos
  2. Portugal
  3. Brasil
  4. França
  5. Rússia
  6. Alemanha
  7. Ucrânia
  8. Polónia
  9. Emiratos Árabes Unidos
  10. Irlanda
Surpreendente a presença dos Estados Unidos em número 1 e depois a presença no top 10 de países como a Ucrânia e os Emiratos Árabes Unidos, pouco associados a viagens e a turismo.

Que o Passaporte vos tenha feito viajar, senão fisicamente pelo menos ao ler as suas palavras.
Obrigado por estes dez anos 🙏




Comentários