Marraquexe, Marrocos - dez anos, algumas histórias

Marrocos, Abril 2019


Sacos de dinheiro

Está no ADN dos marroquinos, é mais forte do que eles: cravar dinheiro a quem precisa de um favor.
Especialmente em Marraquexe, particularmente nos souks.

Nada é dado, nada é oferecido. Um favor, um acto simpático, uma pretensa oferta, vem logo de seguida de um pedido de dinheiro. Mesmo quando nada aponta para isso.
Um pedido de direcção, um esclarecimento, uma oferta de um chá, um convite para ver uma loja, um artesão que trabalha numa rua e que se oferece para ser-lhe tirada uma fotografia, tudo custa dinheiro. Estou sempre de pé atrás com estes gestos de boa vontade. E mesmo que resolvamos dar mas não o que nos foi pedido ainda temos que enfrentar um gesto de irritação e um praguejar em árabe.
Claro que há honrosas excepções, mas são raras. Tão raras que não chegam a ser a excepção à regra. Para um marroquino, um turista é um saco de dinheiro. Não há volta a dar. É assim.
Bem, na verdade é pior que isto.

Brahimi era um marroquino prestável. Tinha sido nosso guia durante cerca de semana e meia por Marrocos e no seu último dia quis levar-nos até ao riad onde iriam ser passadas as duas últimas noites neste país.
O riad estava localizado em pleno souk de Marraquexe. Era preciso cruzar a intricada e labiríntica medina onde tudo é estreito, tudo é igual, inúmeros túneis e arcadas rosadas, mal iluminadas com sucessivas viragens à esquerda e direita e com pouca referências para lá chegar. A sua ajuda ia ser preciosa. No entanto, incrivelmente, ou não, Brahimi perdeu-se.

Resolve pedir ajuda a um marroquino que passava e que se dispôs a orientar-nos até ao riad. Poucos minutos este estava igualmente perdido e incapaz de nos levar até lá.
O nosso guia agradece a inutil, mas ainda assim tentativa de ajuda. Para meu espanto, a nossa pretensa ajuda, agarra Brahimi pelo braço e pede-lhe dinheiro - 10 dirames.
Brahimi ainda protesta mas acaba por dar os dirames pedidos. Pela segunda vez, numa questão de segundos, fiquei espantado por este ter acedido ao pedido.

Os próprios marroquinos fazem isto uns aos outros! Incrível!



Comentários