série "Rostos do Meu Rosto" - XXVII

Depende também dos países, mas tirar uma fotografia a uma mulher é quase sempre um desafio. Encontra-se um pouco de tudo.
Pode ser muito fácil, bastando mostrar a câmara na sua direcção e um sorriso, por vezes são elas que espontaneamente nos pedem para lhes tirar uma fotografia quando reparam que temos uma câmara na mão, podem ser peremptórias na recusa e aí não há volta a dar, ou então uma recusa tímida e percebo que umas frases dirigidas à sua beleza e forma de vestir podem ser o argumento final para um sim.

Em Nova Deli, a capital indiana, no complexo do Qutb Minar, onde se encontra o maior minarete do mundo, com mais de setenta e dois metros de altura, encontrei Mahara. Passeava com a família. 
Foi um dos homens que me abordou inicialmente para tirar uma fotografia só com ele. Depois toda a família juntou-se numa segunda fotografia comigo. Estava rodeado de seis indianos. Das mulheres, Mahara era a mais bonita.
Para convencer disse-lhe que era muito bonita e que o vestido lhe ficava muito bem. Recusou mesmo assim e só consegui a imagem porque a família a incentivou. Mas não antes de tirar a todas as mulheres do grupo. 
Quis ficar de lado, numa pose muito formal, quase de estado, pensei eu, e com um sorriso tímido a aflorar nos seus lábios.










Comentários