dez anos, dez maravilhas VIII - túmulos Naqsh-e-Rostam, Irão

Necrópole Naqsh-e-Rostam, Irão - Setembro 2015

Esta é uma das minhas Maravilhas do Mundo e que não constam da lista "oficial". Mas deviam.
O tempo que já acumularam, cerca de dois mil e quinhentos anos, e a história que os rodeiam é deveras espantosa. 
Os túmulos são impressionantes. Somos pequenos ao seu lado. Em história e imponência. Foram pensados em grande e para grandes egos. E com bons motivos.
Têm cerca de vinte metros de altura, dezoito de largura e mais de uma dezena de metros desde o chão até à sua base. Ilustram uma sucessão dinástica representando quatro reis, cento e quarenta anos de reinados, da história da Pérsia. Pai, filho, neto e bisneto - Dário I, Xerxes I, Artaxerxes I e Dário II - têm os seus túmulos talhados sob a forma de baixos relevos na imponente face rochosa.

Supõe-se que primeiro túmulo do lado esquerdo da parede seja o de Rei Dário II, ladeado por Artaxerxes I. O terceiro, será o túmulo de Dário I. O quarto túmulo encontra-se mais à direita destes três, na altura em restauro, e que se pensa que seja o de Xerxes I.
O rei Xerxes, é o mais conhecido dos quatro por ter participado nas batalhas que a história tornou lendárias: Termópilas e Salamina. Os fãs dos dois filmes 300 reconhecerão facilmente Xerxes, Dário e os seus opositores Leónidas e Temístocles.
É com Dário, o Grande, que Persepolis (cidade persa) é erigida e que o império persa atinge o seu esplendor e auge.

Quatro reis persas que, entre vitórias e derrotas, ajudaram a moldar, politicamente e geograficamente, o mundo que temos hoje.











Comentários