série "Rostos do Meu Rosto" - IV


A expressão do rosto é palavra viva, é o modo como Outro se apresenta a mim, nu e indigente.

Emmanuel Lévinas




Hanoi, Vietname

Fosse agora, por estes últimos anos, reino do Instagram e o TikTok e estes miúdos teriam tido sucesso nestas redes. E também era preciso que eu os colocasse lá.


Bigodi, Uganda



Lago Baikal, Rússia


Tinha acabado de cumprir um check point, numa esquadra de polícia, mostrando o meu passaporte e um documento dado pelo posto de controlo anterior. Estava a caminho de Siwa depois de ter deixado Bawiti, com os espantosos White e Black Desert, para trás. A estrada para entre estes dois oásis é fortemente controlada devido à proximidade com a Líbia.

Tinha algum tempo antes de me juntar aos meus guias e cirandei pela pequena aldeia de uma cor monotonamente barrenta. Enquanto caminhava para um café para queimar tempo, cruzei-me com este homem.
Montava um cavalo branco e castanho que caminhava tão lentamente quanto os seus gestos para acender um cigarro. Ostensivamente, sem resistir ao impulso, tiro-lhe a fotografia enqunato se aproximava. quando depois passa por mim sou completamente ignorado. A tentativa de lhe fazer um par de perguntas acabou ainda antes de ter começado.
Alguns minutos passaram e quando saí do café ainda o vi, não muito distante de mim, sempre no passo ronceiro, no alcatrão da estrada.

Talvez pertença a uma das várias tribos berberes que existem nesta zona não muito longe da fronteira com a Líbia. Raras vezes vi alguém tão indiferente à passagem do tempo quanto este homem.


oásis Bawiti, Egipto


Depende também dos países, mas tirar uma fotografia a uma mulher é quase sempre um desafio. Encontra-se um pouco de tudo.
Pode ser muito fácil, bastando mostrar a câmara na sua direcção e um sorriso, por vezes são elas que espontaneamente nos pedem para lhes tirar uma fotografia quando reparam que temos uma câmara na mão, podem ser peremptórias na recusa e aí não há volta a dar, ou então uma recusa tímida e percebo que umas frases dirigidas à sua beleza e forma de vestir podem ser o argumento final para um sim.

Em Nova Deli, a capital indiana, no complexo do Qutb Minar, onde se encontra o maior minarete do mundo com mais de setenta e dois metros de altura, encontrei Mahara. Passeava com a família. Foi um dos homens que me abordou inicialmente para tirar uma fotografia só com ele. Depois toda a família juntou-se numa segunda fotografia comigo. Estava rodeado de seis indianos. Das mulheres, Mahara era a mais bonita.
Para convencer disse-lhe que era muito bonita e que o vestido lhe ficava muito bem. Recusou mesmo assim e só consegui a imagem porque a família a incentivou. Mas não antes de tirar a todas as mulheres do grupo. Quis ficar de lado, numa pose muito formal, quase de estado, pensei eu, e com um sorriso tímido a aflorar nos seus lábios.


Qutb Minar, Nova Deli, Índia


Comentários

  1. Uma foto de um rosto pode dizer, de facto, muito. Mais do que palavras, por vezes. Ou pode até contradizê-las. São momentos que ficam imortalizados.
    Todas estas fotos são belas! Todas! Cada uma à sua maneira...Pedaços de vida que nos mostras de forma muito genuína. Obrigada :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário